flick-o-rama

O espaço que faltava na blogosfera portuguesa! Uma cambada de nerd-wanna-bes ávidos de cóltura cinematográfica a mostrarem que na realidade nao pescam mesmo nada disto...

3.4.05

Patch Adams

Hey. Flick-o-rama lives :)

Esta tarde fiquei a ver o Patch Adams, que se enquadra mais ou menos na onda dos filmes de domingo à tarde. :) É a história de um médico que quer tratar os doentes como pessoas, adoptando para isso comportamentos que se baseiam em ideias pouco ortodoxas. Tem base na história verídica de um médico cujo nome baptiza o filme.
O protagonista é o Robin Williams, o que verifiquei causar um problema para mim: o problema é que gosto do homem, por isso não consigo deixar de gostar de o ver. No entanto, não acho que o desempenho aqui tenha sido nada fora do normal, parece até que é o Robin Williams a fazer de Robin Williams, o que me desaponta. :/
O problema destes filmes é que depois de se ter visto o Clube dos Poetas Mortos (que só agora me lembrei que também é com ele oO ), já se sabe como são. O dissidente que nos apela ao coração mas não deixa de saber a matéria, o conflito com a autoridade rígida, o ocasional rival directo execrável e o cheirinho a idealismo. :) Está lá a musiquinha bucólica nas cenas felizes e épica nas alturas de triunfo. Não vou contar para não estragar a quem não viu, mas também há o revés trágico que faz o reality-check.
É um filme agradável, na minha opinião, mas não é nada que nunca se tenha visto. :)
Ah. De salientar o facto de o senhor ambicionar a criação de um conceito inovador de cuidados de saúde, naquele a que chamaria Gesundheit Hospital. Segundo os esclarecimentos no final da película, o hospital foi mesmo construído e parece que é muito concorrido. ;)
Beijinhos e postem mais, pah. :P